Nanopore: Metagenômica
Detecção de patógenos em menos de 24h? Análise microbiana de solo e água? Confira as soluções que a Oxford Nanopore traz para metagenômica e metabarcoding.

Neste webinar, vamos abordar desde o preparo das amostras e escolha dos melhores kits, até a análise de dados com dicas de configuração de softwares e personalização de bancos de dados. Confira como a Oxford Nanopore consegue contribuir para a identificação de diferentes comunidades microbianas, de forma rápida, acurada e com pouco recurso laboratorial.

Renata Carmona e Ferreira, PhD, é Field Application Scientist na Interprise, com foco em Sequenciamento pela tecnologia da Oxford Nanopore Technologies. Sua pesquisa tem sido voltada para a dinâmica evolutiva e os mecanismos moleculares que controlam a expressão gênica em eucariotos, com destaque para modelos matemáticos de expressão gênica, a recombinação intragênica em Trypanosoma cruzi, e a genômica de tripanossomatídeos. Também contribuiu para estudos sobre o papel da HDAC1 no desenvolvimento da retina de camundongos e desenvolveu métodos para a identificação precisa de espécies do complexo Candida parapsilosis.

Gabriel Gomide é Bioinformata na Interprise Brasil, com experiência em processamento e análise de dados de sequenciamento (Oxford Nanopore Technology), otimização de genotipagem e desenvolvimento de pipelines de análise. Anteriormente, atuou como Bioinformata em P&D, onde contribuiu para a internalização de testes de microarray, otimizando a qualidade e reduzindo custos e prazos de entrega. Com experiência em biologia molecular, design experimental e automação de processos, com foco em bioinformática e biologia computacional, iniciou sua trajetória acadêmica e profissional com projetos de pesquisa voltados para vacinas e nanotecnologia, incluindo a participação em estudos sobre vacinas contra a meningite e o Zika vírus.
- Qual biblioteca escolher? Target ou sequenciamento completo?
- Adaptive sampling para depleção do hospedeiro.
Classificação por amplicons de 16S, 18S e ITS.
- Customização de um banco de dados de organismos para melhorar sua classificação taxonômica.
