Os pesquisadores brasileiros se destacaram na comunidade científica ao sequenciar, em apenas 48 horas, o código genético do novo coronavírus, o COVID-19¸presente no Brasil. A descoberta foi auxiliada pelo uso do minION, uma tecnologia de nanoporos capaz de realizar a leitura do DNA e RNA em tempo real.
O trabalho envolveu cientistas do instituto Adolfo Lutz (AIL), do instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) junto com os pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra). Com isso, a equipe descobriu que a sequência completa do genoma viral tem 29 mil letras.


Como a tecnologia ajudou a sequenciar o coronavírus

No caso do coronavírus, a equipe pegou uma amostra da saliva coletada do primeiro brasileiro infectado com a doença, o empresário brasileiro de 61 anos, morador de São Paulo. Após essa amostragem ser inserida no MinION, o resultado da leitura apareceu na tela do computador em tempo real.

 Em entrevista ao Jornal da Globo, a pesquisadora do IMT-USP Jaqueline Goes de Jesus explicou o processo. “O equipamento (MinION) consegue monitorar em tempo real como está sendo o sequenciamento. Ou seja, como está sendo a geração desse genoma”.

 Ter esse sequenciamento finalizado vai ajudar os pesquisadores a entender o comportamento do COVID-19 e até mesmo identificar as regiões do genoma viral que sofrem menos mutações. Com isso, outros cientistas podem trabalhar no desenvolvimento de vacinas e testes de diagnósticos.

sequenciador minion

sequenciador minion

 

Monitoramento em tempo real vai ajudar a reduzir disseminação da doença

 

 O sequenciamento de um genoma com o MinION acontece em tempo real. Assim que as cientistas colocaram a amostra da saliva do brasileiro infectado, o dispositivo começou a ler e mapear a sequência.

 Isso vai permitir aos pesquisadores identificar de onde surgiu o vírus que chegou ao Brasil. Assim, será possível orientar ações de contenção para reduzir a disseminação da doença.

 



Conheça mais sobre o equipamento utilizado.

 

 Preço Acessível, Portátil, Rendimentos Elevados, Longos Reads e Visualização dos Resultados em Tempo Real

O MinION sequenciador portátil da Nanopore tem revolucionado o campo de sequenciamento de DNA e RNA pela sua portabilidade e capacidade de geração de longas sequências (cada flow cell pode gerar de 10 a 30 Gb de dados de sequência de DNA/RNA), além disso, o MinION gera dados em tempo real, permitindo que a análise seja realizada durante o experimento.

 

minion sequenciamento

nanopore aparelho comprar



Para mais informações entre em contato com nossa Especialista de Produtos

Fernanda Pietro

Celular: (19) 9.9391-1941 / E-mail: fernanda@interprise.com.br

ou

entre em contato com nossa Equipe Comercial