1º Semana Genômica do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ)

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (NUPEM/UFRJ) realizará a Primeira Semana Genômica do Instituto (NUPEM Genomic Week), de 4 a 5 de dezembro de 2023, em Macaé, Rio de Janeiro. O evento marca as discussões sobre inovação em sequenciamento de DNA, com destaque para as transformações que essas tecnologias vêm proporcionando nas áreas da medicina e biologia.

A tecnologia oferece diversas perspectivas, destacando-se a capacidade de caracterização e diagnóstico de doenças genéticas e raras. Na área de meio ambiente e agricultura, a tecnologia permite a geração acelerada de plantas, otimizando a produção de alimentos, o isolamento de bactérias com potencial para degradar resíduos de combustíveis, proporcionando soluções inovadoras para desafios ambientais e contribuindo para práticas sustentáveis.

O evento conta palestras teóricas nas áreas de biodiversidade, biologia vegetal, virologia, análise bioinformática, simbiontes de corais, genômica e qualidade da água, biologia molecular de artrópodes e uma perspectiva de diferentes aplicações do sequenciamento DNA. Haverá também seções práticas em genômica, oferecendo a oportunidade para pesquisadores aprenderem a preparar bibliotecas de DNA para sequenciamento nas plataformas Illumina e Nanopore disponíveis na Unidade.

A organização da Primeira Semana Genômica é realizada por um grupo multidisciplinar contando com docentes, técnicos-administrativos e alunos do Instituto NUPEM e comemora os 10 anos da Unidade de Genômica Funcional do NUPEM, coordenada pelos Professores Rodrigo Nunes da Fonseca e o tecnólogo Bruno Rodrigues, além dos pós-doutores Lupis Ribeiro e Allan Pozzobon. O evento também tem apoio das empresas Interprise e Twist Biosience, especializadas no desenvolvimento de tecnologias de genômica funcional, além da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa).

Segundo a Diretora Geral do NUPEM/UFRJ Profa. Cintia Monteiro de Barros o evento destaca o papel pioneiro do Instituto NUPEM não somente nas áreas de meio-ambiente, mas também nas áreas de saúde e educação: “O evento é uma oportunidade para que a educação contribua para o desenvolvimento da região nas áreas ambiental e saúde”, afirmou.

Nova tecnologia: A iniciativa ganha ainda mais destaque com a recente aquisição de um sequenciador genético de última geração pelo NUPEM, o sequenciador P2 Solo da empresa Oxford Nanopore. Esse equipamento permite o sequenciamento de genomas completos, abrindo novas perspectivas para a pesquisa científica e colocando o instituto na vanguarda das pesquisas em diversas áreas, incluindo doenças infecciosas, biodiversidade e meio ambiente. O sequenciador foi adquirido através de convênio com a empresa Vale S.A. em projetos da Profa. Mirella Pupo e Rodrigo Nunes da Fonseca, e será utilizado em estudos de genômica e epigenética de plantas amazônicas.

O NUPEM já utiliza técnicas de sequenciamento como na pandemia de COVID-19. O grupo de pesquisa do NUPEM identificou novas variantes do SARS-CoV-2 na região de Macaé, contribuindo significativamente para a compreensão e gestão da pandemia local. O NUPEM emprega também essa tecnologia para estudar a biodiversidade da região de Macaé, identificando espécies ameaçadas de extinção e formulando estratégias de conservação: “Este novo equipamento abre novas possibilidades para ciência, com impactos positivos na geração de conhecimento em benefício da sociedade e na formação acadêmica de alunos”, destaca o professor Rodrigo.

Rodrigo Nunes da Fonseca é um pesquisador com atuação nas áreas de biologia do desenvolvimento, evolução molecular, morfologia, biologia molecular e bioinformática. Ele é graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em bioquímica, doutor em genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) pela Universidade de Colônia, Alemanha, pesquisador visitante do Instituto de Genômica Funcional de Lyon, França em 2022 e livre-docente pela USPRibeirão Preto (2023). As pesquisas do professor concentram-se na genética evolutiva do desenvolvimento de artrópodes. 

Prof. Dr. Rodrigo Nunes

As pesquisas do professor concentram-se na genética evolutiva do desenvolvimento de artrópodes. Ele utiliza técnicas de sequenciamento de RNA e DNA, bioinformática e microscopia para estudar como as mudanças genéticas e no meio-ambiente influenciam o desenvolvimento de organismos.

SOBRE O NUPEM:

O NUPEM é um centro de pesquisa multidisciplinar com impacto nas áreas de biologia, meio ambiente e ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que visa estimular e fortalecer as atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico da UFRJ no Norte Fluminense.

 

TWIST Biocience

Conhecida mundialmente e pioneira na fabricação de DNA, a TWIST Bioscience vem gerando através desta plataforma uma gama de produtos sintéticos, como fragmentos de DNA sintéticos, controle de RNA, Oligo Pools, ferramentas para amostras de NGS e bibliotecas de anticorpos com o objetivo de auxiliar o avanço e desenvolvimento de análises genéticas.
Promove tecnologia baseada em DNA, permitindo que pesquisadores de grandes ramos científicos alcancem descobertas inovadoras. (Permitindo que cientistas alcancem o futuro!)

Cadastre seu e-mail e receba nossos Informativos, Promoções e Convites em primeira mão!

Fale conosco agora mesmo!

Consultores especializados.